Qualificações para o estudante sério da Palavra de Deus

A Escritura pode se tornar em sua vida um lembrete poderoso e inspirador de que Deus fala, age, espera e ama você (2Pe 1.19-21). Se você focar apenas no evento da história, verá Deus na luz do questionamento humano e das necessidades pessoais; contudo, se acrescentar uma compreensão da Palavra de Deus, verá as mulheres e os homens à luz do julgamento de Deus, bem como de sua misericórdia e amor.

Há qualificações óbvias para o estudante sério da Palavra de Deus:

• um relacionamento pessoal com Jesus Cristo (Jo 16.13);

• uma profunda reverência pela Palavra de Deus (Pv 1.7);

• uma profunda paixão por conhecer a Palavra de Deus (2Tm 1.12; 3.14- 17); e

• uma dependência total no Espírito Santo para abrir sua Palavra (Jo 14.26).


A Bíblia é inspirada (gr. theopneustos, lit. “soprada por Deus ou inspirada por Deus”, 2Tm 3.16); inerrante (sem erro); infalível (confiável no sentido de que não pode nos levar, e não nos levará, a nos desviar); e imutável (sem os constrangimentos de tempo e invariável).


O primeiro passo na compreensão da Escritura é ler suas palavras, não de forma arbitrária, mas com propósito; não apenas uma passagem aqui e ali, mas todo o conselho de Deus. Antes de embarcar em um estudo sério de uma passagem local, leia a Bíblia em sua totalidade. Compreenda sua unidade impecável — a característica que o pastor/teólogo W. A. Criswell chamou de “o fio escarlate da redenção”, uma referência ao grande tema central da expiação e redenção do Senhor. Essa compilação de 66 livros — todos inspirados pelo Espírito Santo — tem um propósito comum de reconciliar Deus com o homem.


A Bíblia não só a torna sábia para a salvação, mas suas palavras também a nutrem e a edificam espiritualmente (2Tm 3.16,17).


DOROTHY KELLEY PATTERSON

Dicas de Leitura 👍